Abuja - O presidente nigeriano, Bola Tinubu, deve deixar a França na segunda-feira para a Cidade do Cabo, África do Sul, para copresidir à 11ª sessão da Comissão Binacional Nigéria-África do Sul, CNB, ao lado do presidente Cyril Ramaphosa.
O site Vanguard lembra que o presidente Tinubu deixou Abuja na quarta-feira para uma visita oficial de três dias à França, a convite do presidente francês Emmanuel Macron.
Uma declaração emitida neste domingo pelo Conselheiro Especial do Presidente para Informação e Estratégia, Bayo Onanuga, explicou que a CNB presidencial, agendada para terça-feira, 3 de Dezembro, será precedida por uma reunião ministerial em 2 de Dezembro de 2024, no Edifício do Parlamento Sul-Africano, na Cidade do Cabo.
Afirmou ainda que o Presidente Tinubu e o Presidente Ramaphosa se envolverão em conversações substantivas sobre uma ampla gama de questões de interesse mútuo, incluindo questões bilaterais, regionais e internacionais.
De acordo com a declaração, “Com base nos compromissos da reunião de 20 de Junho de 2024, em Joanesburgo, logo após a posse do presidente Ramaphosa para um segundo mandato, os dois líderes revisarão o progresso alcançado desde a 10ª sessão do CNB, realizada em Abuja de 29 de novembro a 1º de dezembro de 2021.
“A 11ª sessão do CNB apresentará deliberações em oito grupos de trabalho, cada um com foco em uma área específica de interesse mútuo. Isso inclui consultas políticas, consular e migração, bancos e finanças, defesa e segurança, manufatura, setor social, minas e energia, e comércio e investimentos.
“Na reunião de alto nível, autoridades de ambos os países assinarão vários Memorandos de Entendimento (MoUs) e acordos.”
Afirmou ainda que a Comissão Binacional Nigéria-África do Sul foi criada em 1999 para fortalecer ainda mais os laços de amizade e cooperação entre as duas nações.
“A primeira sessão a nível de Chefes de Estado foi realizada em Outubro de 2019 em Pretória.
“O BNC fornece uma plataforma para sustentar o diálogo de alto nível e promover a cooperação em áreas críticas como diplomacia, economia, comércio, segurança e outras áreas de interesse mútuo.
“A reunião deste ano é particularmente significativa porque coincide com o 25º aniversário da Comissão, uma prova da amizade e cooperação duradouras entre a Nigéria e a África do Sul”, afirmou.
A declaração também disse que o presidente Tinubu será acompanhado por uma delegação de alto nível composta por governadores estaduais, ministros e altos funcionários do governo. ADR