Cazenga - El Director Nacional de Información y Comunicación Institucional del Ministerio de Telecomunicaciones, Tecnologías de la Información y Comunicación Social (MINTTICS), João Demba, aconsejó, este viernes, a las instituciones públicas aplicar prácticas y estrategias de comunicación correctas, con vistas a alcanzar los objetivos deseados. resultados.
A ideia foi passada durante um seminário sobre “Mecanismos para a realização de uma comunicação institucional de forma eficiente e eficaz”, numa acção promovida pela Administracção Municipal do Kilamba Kiaxi.
De acordo com o responsável, que foi um dos prelectores do evento, estas instituições estão a realizar formações para que internamente as suas diversas áreas tenham um entendimento amplo sobre a importância da comunicação institucional no êxito dos trabalhos.
“Não é possivel fazer uma comunicação institucional apenas com as áreas da comunicação, mas sim todas as áreas da instituição devem ter noção daquilo que se quer fazer para que os resultados previstos possam ser alcançados”, referiu o director, para quem com a aplicabilidade de práticas e estratégias correctas os organismos “têm mais possibilidade de alcançarem resultados preconizados”.
Explicou que este evento, vem na sequência da aprovação do Decreto Presidencial que aprovou o Plano Nacional da Comunicação Institucional do Executivo, para o período 2024/2027.
Este documento, segundo o responsável, define o conjunto de metodologias, estratégias, técnicas, acções, princípios e valores que devem ser utilizados ao nível dos Ministérios, Governos Provinciais, das Administrações Municipais e Missões Diplomáticas no exterior, sempre que pretenderem fazer qualquer actividade ao nível da comunicação institucional.
Participaram do evento pelo menos 150 gestores do município do Kilamba Kiaxi, entre administradores comunais, directores de gabinetes, chefes de Secções e técnicos de vários departamentos da administração municipal.
Na ocasião, a administradora municipal do Kilamba Kiaxi, Naulila André, ressaltou que um dos grandes objectivos da formação é de melhorar, cada vez mais, o nível de comunicação dos funcionários da administração.
Para a responsável, a melhoria da comunicação não tem a ver apenas com os órgão de direcção e de chefia, mas todo o funcionário precisa saber como reportar, transmitir de forma interna e externamente tudo aquilo que faz.
Durante o seminário, foram ainda abordados temas como técnicas e ferramentas de comunicação interna e externa, o uso correcto dos símbolos nacionais e da logomarca, bem como a comunicação reputacional na era da informação digital. KAM/ACS/SEC