Malanje- El Complejo Escolar Luimara, ubicado en el barrio de Voanvoala, en esta ciudad, firmó hoy un protocolo de colaboración con el Centro de Estudios “Sentido Extra”, de Oporto (Portugal), cuyo objetivo es atender las necesidades de los estudiantes.
O Centro de Estudo vocacionado ao desenvolvimento do ensino privado, procedeu a entrega do primeiro lote de material didáctico para ajudar os alunos do complexo, no ano lectivo 2024/25.
Os meios entregues, foram recolhidos na cidade do Porto, pelo Centro de Estudo, através de doações, o que constitui a principal finalidade do protocolo ora assinado.
Em declarações à ANGOP, a mentora do projecto, Mariana Tucal, disse que a iniciativa será de longo prazo e enquadra-se na responsabilidade social da instituição.
Precisou que nesta altura, encontram-se mobilizados na cidade do Porto, enormes quantidades de meios didácticos angariados, que serão enviados a Malanje, nos próximos tempos, mas devido algumas dificuldades na transportação a bagagem, chegará paulatinamente.
Acrescentou que em casos de necessidades, alguns materiais poderão ser adquiridos localmente, tendo aventado a possibilidade de apadrinhamento dos alunos de famílias de baixa renda, com vista ao pagamento das suas propinas, entre outras ajudas.
Por sua vez, o director geral do Complexo Escolar Luimara, Luís Chico Dala enalteceu o gesto, realçando que os meios didácticos recebidos, alguns raros no mercado local, servirão para ajudar nos exercícios práticos e capacitar as crianças.
Considerou a parceria como uma janela que se abre, rumo a melhoria da qualidade de ensino e fazer jus a qualidade e competência que se quer dos alunos.
De iniciativa privada, o Complexo Escolar Luimara existe desde 2014 e conta com 16 salas de aulas e 36 professores. Neste ano lectivo matriculou mil 230 alunos da iniciação a nona classes.
Já o Centro de Estudo Sentido Extra, também de direito privado, foi criado há oito anos, na cidade do Porto, e que conta com a colaboração dos encarregados de educação no projecto de angariação de material didáctico para os alunos da escola Luimara. NC/PBC