Captura de pescado aumenta en más de 50 por ciento en 2021

     Economia           
  • Luanda     Lunes, 21 Febrero De 2022    14h04  
Jurel
Jurel
Anabela Fritz

Porto Amboim - Las capturas de pescado en la provincia de Cuanza Sur aumentaron a 24.699 toneladas en 2021, frente a las 15.000 registradas el año anterior, informó hoy el titular del Departamento de Pesca y Acuicultura, Fernando Sanito.

A captura foi impulsionada, essencialmente, pela Sardinha com 12,8 mil toneladas, 2.091 toneladas de Marionga, 1,3 mil toneladas de Espada e 1.084 mil toneladas de Cachucho.

Segundo o responsável, foram capturados 62 espécies de pescado. Participaram da acção de pesca 879 embarcações, sendo nove industrial, cinco semi-industrial e 865 de pesca artesanal.

A actividade de pesca, no ano em referência, criou 2.375 postos de trabalhos.  

No mesmo período, 9.539 toneladas de peixe foram transformadas em peixe seco e comercializados para os principais mercados do país e na República Democrática do Congo.

Em relação ao subsector salineiro no Porto Amboim, as três unidades salineiras registaram um decréscimo de 925 quilogramas de sal, tendo produzido 2.375 quilogramas em 2021 contra 3.300 quilogramas do ano anterior.

O sector conta com 16 empresas e 34 cooperativas, das quais 12 dedicam-se à captura, transformação e à comercialização de pescado, bem como dois centros de apoio à captura, salga e seca.

Dificuldades e desafios do sector

Fernando Sanito apontou a falta de uma ponte cais para as embarcações de médio e grande porte, a inexistência de embarcações semi-industrial e o elevado estado de degradação das infra-estruturas de pesca.

Para superar, realçou a necessidade de financiamento e parcerias por parte dos agentes investidores do sector.

O sector pretende, no ano em curso, monitorar as actividades de pesca, sobretudo, na época de veda, devido ao decréscimo da biomassa que tem afectado, de forma negativa, a produção pesqueira marinha e a queda das capturas.

De acordo com a fonte, a província já atingiu entre a década de 1980 e 1990, mais de 300 mil toneladas por ano.

O controlo da qualidade dos produtos da pesca e de seus derivados, recolha de dados de produção do sal, gelo, pescado e farinha de vísceras de peixe constam das acções a serem executadas.

Avançou que o sector continuará a incentivar a materialização dos projectos e acções de construções de unidades de produção e processamentos de pescado, de produção de sal, a cultura de peixe em tanques e camarão (maricultura), bem como da aquicultura, tendo em conta as potencialidades da região neste domínio.

A província do Cuanza Sul tem uma orla marítima de 178 quilómetros, que se estende ao longo dos municípios do Sumbe e Porto Amboim, com potencialidades em pescado, crustáceos e moluscos.





+