Lubango – Pelo menos 54 quilómetros de vias secundárias de acesso a bairros do município do Lubango, província da Huíla, começaram, esta semana, a ser intervencionadas, para mitigar os estragos causados pelas chuvas.
As obras de terraplanagem iniciadas na segunda-feira (13) fazem parte de um programa gizado pela Administração para viabilizar o acesso a determinados bairros, cujo tráfego estava condicionado, devido a degradação dessas vias.
Ao falar do assunto à ANGOP hoje, quinta-feira, nesta cidade, o administrador municipal adjunto para área técnica e infra-estruturas do Lubango, Orlando Brás, afirmou que a Administração está preocupada com o estado de tais vias, pelo que começou a agir.
Declarou que os critérios de selecção foi a busca das vias estruturantes de acesso principal para o interior dos bairros e assim melhorar a acessibilidade da população às zonas de residência.
De entre os bairros afectados, disse a fonte, estão o Nambambe, Kwawa, Tchavola, Ferrovia, Tchioco, A Luta Continua e a Mapunda.
“Os trabalhos estão no início. Começamos no troço Kwawa-Bate-chapa. Estamos a fazer a colocação de solos e o período de conclusão vai depender de questões logísticas. À medida que forem disponibilizados os recursos, os trabalhos vão andando e não temos uma data para término”, manifestou.
O município do Lubango, capital das províncias da Huíla, tem uma população estimada em um milhões 51 mil 775 habitantes, distribuídos nas suas cinco comunas, nomeadamente a sede, a Arimba, a Quilemba, o Hoque e a Huíla. EM/MS