Caxito - A Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) procedeu hoje, quinta-feira, em Caxito, província do Bengo, a devolução de uma residência protocolar, duas viaturas e uma motorizada.
A residência protocolar, localizada no Panguila, foi entregue à administração municipal do Dande, enquanto uma das viaturas foi devolvida à Escola Superior Pedagógica do Bengo, outra à administração do Ambriz e a motorizada ao Gabinete Provincial do Ambiente.
Em declarações à imprensa, o inspector da IGAE, Bernardo Kimbenze, explicou que os bens recuperados foram recebidos aos antigos gestores públicos, no âmbito de um processo inspectivo.
Apelou aos gestores públicos para evitarem apoderar-se de bens públicos após a sua exoneração, pois acabam prejudicando as instituições do Estado.
“Temos tido várias denúncias e a IGAE tem dado o tratamento adequado”, referiu.
A administradora municipal interina do Dande, Felisberta da Costa, apelou aos gestores para à mudança de mentalidade sempre que se tratar do património do Estado.
A Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) é o órgão auxiliar do Presidente da República e Titular do Poder Executivo, que tem a missão de efectivar o controlo interno administrativo da Administração Pública, por via da inspecção, fiscalização, auditoria e supervisão da actividade de todos os órgãos e serviços da administração directa e indirecta do Estado, bem como das administrações autónomas. CJ/IF