Uíge - Catorze mil 438 engenhos explosivos foram removidos na província do Uíge, desde 2007, numa extensão de 144,2 milhões de metros quadrados, informou, esta quarta-feira, o director-geral adjunto da Agência Nacional de Acção contra Minas (ANAM), António Capita.
Do total de engenhos explosivos, removidos em 322 áreas da província da província, 14.144 são anti-pessoais e 294 anti-tanques, referiu o responsável no encontro de auscultação sobre as áreas minadas na região.
Explicou que, actualmente, a província do Uíge conta com apenas com cinco áreas minadas, numa extensão de 272 mil e 651 metros quadrados.
António Capita referiu que nas pesquisas feitas no país, no período de 2004 a 2007, foram identificadas 3.393 zonas suspeitas de minas.
Explicou que as áreas identificadas resultaram dos esforç4os do Executivo angolano, bem como das autoridades administrativas, tradicionais, organizações não-governamentais e população em geral.
Ao intervir no acto, a vice-governadora para Área Técnica e Infra-estruturas do Uíge, Helena Pereira, apelou à população da região para continuar a colaborar com as equipas de desminagem, a fim de identificarem as áreas minadas na região.
O encontro contou com a participação das autoridades administrativas, tradicionais, defesa e segurança, entre outros convidados. QJ/JAR