Ondjiva – Duzentos e 56 denúncias de natureza diversas foram registadas, no período de Julho a Setembro do corrente ano, pela Inspeção Geral da Administração do Estado (IGAE) no Cunene, mais 220 em relação ao igual período anterior.
As denúncias, por via chamadas "call center”, resultaram na constituição de 11 processos ligados a irregularidades administrativas, exercício de funções sem auferir o salário, mau atendimento nas instituições, descontos nos salários e marcação de faltas de forma injusta.
Em declaração esta quarta-feira à ANGOP, o delegado do IGAE no Cunene, Moisés Sovi, disse que a população tem estado a ganhar a cultura de denúncias, motivadas pelas acções de recuperação de activos.
Explicou que, neste último quisito, recuperou-se quatro viaturas afectas ao gabinete provincial da Saúde, que estavam em posse de funcionários e alguns responsáveis de forma indevida.
Em relação às actividades inspectivas, lembrou que ocorreram 30 acções de fiscalização dos vários projectos em construção no âmbito do PIIM e combate a pobreza, Kwenda e Simplifica, nos municípios do Cuanhama, Ombadja e Cahama.
“Estas acções resultaram na produção de várias recomendações às administrações no sentido da conformação das ditas irregularidades”, afirmou.
Moisés Sovi sublinhou que, no mesmo período, foram desenvolvidas três acções inspectivas de carácter geral, junto ao Gabinete da Saúde e das administrações municipais de Namacunde e do Cuanhama.
A IGAE é um órgão auxiliar do Executivo com objectivo de efectuar o controlo interno administrativo da administração pública, por via da inspecção, fiscalização, auditoria, supervisão, controlo, sindicância e averiguações de todos os órgãos, organismos e serviços da administração directa e indirecta do Estado, bem como das administrações autónomas.
A IGAE, criada a 17 de Janeiro de 1992, é um órgão auxiliar do Presidente da República, com a missão de efectivar o controlo interno da administração pública. PEM/LHE/SC