Menongue - O governador Cuando Cubango, José Martins, destacou hoje, terça-feira, em Menongue, os ganhos da paz, com realce para a educação, saúde, estradas, aeroportos, caminhos-de-ferro, habitação.
O governante discursava no acto provincial de celebração do 21º aniversário da paz e reconciliação nacional, sob lema: “21 anos de paz, construindo um futuro melhor”, assinalado hoje.
José Martins acrescentou que os ganhos exprimem-se igualmente na tranquilidade do povo e na circulação de pessoas e bens, fazendo com que o país se desenvolva e o angolano se orgulhe.
Realçou um conjunto de políticas gizadas pelo governo para a materialização dos anseios mais nobres da população, exemplificando o impacto do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), que está a ser implementado em toda a extensão da província, com uma carteira de mais de 70 projectos, dos quais 64 já em curso.
Destaque para a construção de escolas do sistema normal de educação e escolas de formação profissional, unidades policiais, centros integrados de infância e centros de educação comunitária, residências, sistemas de tratamento e distribuição de água e expansão da rede eléctrica.
Estão ainda em construção jangos comunitários, requalificação de passeios, instalação de pára-raios, centros de saúde, morgue e foram adquiridas mais de 60 viaturas para facilitar o trabalho dos administradores, directores de gabinetes e outros quadros do governo provincial e da administração local.
Outro programa estruturante, segundo o governante, é o Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP), que com base nos princípios de desconcentração e descentralização prevê reduzir os índices de pobreza para mais de 100 mil cidadãos na província do Cuando Cubango no quinquénio 2022/2027.
Fez igualmente menção ao programa de reforço das competências, na vertente de transferências sociais monetárias, vulgarmente conhecido como Kwenda, cuja operacionalização já permitiu beneficiar mais de 18 mil agregados familiares ao nível da província.
Sobre este programa acrescentou que ainda no decurso deste mês serão feitos os primeiros pagamento para um universo de quatro mil 434 agregados familiares do município do Rivungo, fronteira com a República da Zâmbia.
Destacou igualmente o Programa de Reconversão da Economia informal (PREI) por intermédio do qual muitos agentes económicos melhoraram o seu volume de negócios e a sua contribuição do processo de diversificação da economia, ao passo que o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrícola (FADA), concedeu micro-créditos em mais de 90 jovens para o fomento da actividade agrícola.
O governante considera que a execução de todos os programas representam o reflexo e os ganhos da paz, por isso, desafiou a todos os actores sociais no sentido da sua preservação, acrescentando que o segredo do sucesso reside na união de pensamento e trabalho árduo para alcançar os objectivos e anseios do povo.MSM/JSV