Luanda - O Centro de Ciências de Luanda (CCL) promoverá, a partir do dia 25 do corrente mês, um ciclo de sessões de leituras de contos tradicionais e de debates denominado “Estórias no imbondeiro”.
A iniciativa, que acontecerá no último sábado de cada mês, unirá a leitura de contos, provérbios tradicionais e debates sobre temas relacionados com a tradição angolana, a projecções de “videomapping”, alguns de carácter científico.
Segundo uma nota enviada hoje, quinta-feira, à ANGOP, a primeira edição de “Estórias no imbondeiro” será animada pelo escritor, jornalista e docente universitário José Luís Mendonça, guiando a audiência através dos contos tradicionais angolanos constantes da literatura de tradição oral local.
Depois da leitura e representação das estórias com recurso à coreografia gestual e corporal próprias da oralidade e a plataformas tecnológicas de última geração, lê-se no comunicado, o público será convidado a participar na conversa com o orador e a mostrar os seus talentos de contadores de estórias.
Este projecto do CCL inspira-se na tradição oral angolana e no secular imbondeiro da antiga fábrica de sabão, à volta do qual o público se sentará durante as sessões.
Com esta iniciativa, o Centro de Ciências visa sensibilizar a população, sobretudo os mais jovens, para a importância de conhecer e valorizar a cultura e os costumes tradicionais de Angola.
O Centro de Ciência de Luanda (CCL) é uma instituição pública que fomenta o conhecimento científico, tecnológico e cultural.
Conta com seis exposições interdisciplinares permanentes que estimulam o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos em diversos campos científicos. Estas mostras promovem também a valorização do meio ambiente e a divulgação da história e cultura de Angola.
A instituição apoia-se numa rede de investigadores e cientistas nacionais e internacionais e conta com um planetário, um borboletário, um laboratório, uma mediateca, entre outras valências, que permitem a experimentação, a aprendizagem e a realização de eventos de carácter científico, educativo e lúdico.
O mesmo foi inaugurado a 20 de Dezembro de 2023 na antiga fábrica de sabão de Luanda, e está sob tutela do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação. CPM/PA