Abuja - A Organização dos Países Exportadores de Petróleo, OPEP, divulgou terça-feira que a produção de petróleo da Nigéria, excluindo condensado, aumentou, em termos mensais, em 4 por cento, sendo 1,28 milhões de barris por dia (bpd), em Abril de 2024, informa o jornal Vanguard.
Mas numa base anual, a OPEP divulgou que a produção do país aumentou para 1,28 milhões de barris por dia (bpd) em Abril de 2024, face a 999.000 bpd no período correspondente de 2023, indicando um aumento de 28 por cento.
No seu recente relatório obtido pelo Vanguard, a Comissão Reguladora do Petróleo Upstream da Nigéria, NUPRC, apresentou um relatório semelhante, afirmando que a produção de petróleo bruto da Nigéria em Abril aumentou marginalmente quatro por cento, para 1,28 milhões de bpd, em comparação com 1,23 milhões de bpd registados em Março de 2024.
No entanto, no seu último Relatório Mensal do Mercado Petrolífero de Maio, MOMR, obtido pela Vanguard, a OPEP também estimou a produção petrolífera da Nigéria, excluindo condensado durante o período, em 1,28 milhões de bpd, com base em informações obtidas de fontes oficiais.
Mas quando são consideradas as informações obtidas de fontes secundárias, a OPEP sustentou que a Nigéria produziu 1,35 milhões de bpd em Abril de 2024, indicando uma queda de 3,6 por cento em relação aos 1,40 milhões de bpd no mês anterior, Março.
Segundo o relatório, que observou a queda na produção em alguns países, incluindo a Nigéria, “de acordo com fontes secundárias, a produção total de petróleo bruto da OPEP-12 foi em média de 26,58 mb/d em Abril de 2024, 48 tb/d inferior, em termos mensais. A produção de petróleo bruto aumentou principalmente no Congo e no Irão, enquanto a produção na Nigéria, no Iraque e na Venezuela diminuiu.
“Ao mesmo tempo, a produção total de petróleo bruto não-OPEP DoC foi em média de 14,44 mb/d em abril de 2024, 198 tb/d inferior, mês a mês. A produção de petróleo bruto aumentou principalmente no Bahrein, enquanto a produção na Rússia e no Cazaquistão diminuiu”, acrescenta.
Isto mostrou que, apesar da batalha contra o vandalismo nos oleodutos, o roubo de petróleo e a refinação ilegal, a produção da Nigéria, avaliada em 1,70 milhões de bpd, incluindo condensado e 77,96 dólares por barril no orçamento do país para 2024, permanece relativamente baixa.
Entretanto, o preço do Bonny Light do país caiu para 83,51 dólares por barril, face aos 90 dólares por barril registados no mês passado, no mercado petrolífero global. ADR