Nova Lei Geral do Trabalho já está em vigor

     Sociedade           
  • Luanda     Terça, 26 Março De 2024    10h06  
Diário da República
Diário da República
DR

Luanda – A nova Lei Geral do Trabalho (LGT - Lei n.º 12/23 de 27 de Dezembro) entrou em vigor esta terça-feira, 26, com várias alterações que asseguram maior estabilidade do emprego e equilíbrio na relação entre empregador e empregado.

Por Adriano Chisselele, jornalista da ANGOP

A estabilidade do emprego no novo instrumento jurídico é assegurada pela regra   do contrato por tempo indeterminado, regulado pelo artigo 14.º, embora haja a possibilidade de ser determinado, nos casos de necessidades transitórias.

O artigo 15.º espelha as situações em que é admitido o regime de contrato determinado, como por exemplo, substituição de trabalhador temporariamente  ausente, trabalho sazonal, execução de trabalhos urgentes e necessários.  

Com essa alteração da lei, que reintroduz a norma do artigo 14.º da LGT n.º2/00 de 11 de Fevereiro, o trabalhador pode prestar o seu trabalho físico ou mental com certa tranquilidade, desde que cumpra com os princípios e regras estabelecidos nas normas.

Ao contrário da nova, a Lei n.º7/15 de 15 de Junho estabelecia, por livre acordo das partes (art.º16 n.º1), conforme a dimensão da empresa, que o contrato podia ser celebrado por tempo indeterminado ou por tempo determinado.

A lei em referência dava grande margem de manobra ao empregador, sendo que, na maior parte dos casos, a opção recaía para o Contrato por Tempo Determinado.

Com base nessa prerrogativa, o Contrato Determinado passou a ser regra, deixando o contrato indeterminado, na prática, como excepção.

Essa posição fundamentava-se no artigo 17.º que dava a possibilidade da celebração do contrato determinado até ao limite máximo de cinco anos, para as grandes empresas, e por período máximo de 10 anos, para as médias, pequenas e micro-empresas. Só depois disso, podia-se passar para o regime de contrato indeterminado.

Como consequência desta posição legal, houve brecha para vários empregadores celebrarem contratos determinados, renováveis apenas uma ou duas vezes, fazendo que muitos trabalhadores ficassem, cessado o contrato, sem recursos para prover às suas famílias, o que prejudicou, em grande medida, o tecido social.

Com a Lei n.º 12/23 de 27 de Dezembro, abrem-se novas perspectivas para os trabalhadores e as suas famílias, uma vez que a razão de ser do Direito do Trabalho é a manutenção das relações jurídico-laborais, tendo em conta o princípio do Favor Laboratoris (O legislador de Direito do trabalho consagrou um regime favorável ao trabalhador, porquanto é a parte mais fraca da relação contratual laboral).

Na verdade, o novo diploma traz várias normas revogadas com a Lei n.º 2/2000, de 11 de Fevereiro, no sentido de criar um maior equilíbrio na defesa dos interesses dos trabalhadores e empregadores e reforçar a harmonia nas relações de trabalho.

Destaca-se, aqui, a celebração de contratos com trabalhadores domésticos por tempo indeterminado, um ganho que pode vir a travar a onda de despedimentos arbitrários desses profissionais, até então muito vulneráveis na sua relação jurídico-laboral.

Das novidades introduzidas, destacam-se ainda a questão da licença complementar de maternidade, que passa de três para quatro meses opcional, o alargamento das medidas disciplinares, a mobilidade de trabalhadores dentro do mesmo grupo de empresas e o teletrabalho, este último já praticado por várias empresas do país.

Além de redefinir os contratos especiais, com enfoque no tele-trabalho e no contrato de trabalho desportivo, o texto introduz maior flexibilidade na organização e duração do trabalho, com ênfase no regime de horário do trabalhador estudante.

O mesmo consagra a igualdade do género e não discriminação, com a introdução da licença complementar de maternidade e a protecção social do despedimento por causas objectivas, além de defender, melhor, os direitos de personalidade.

Trata-se, pois, de um instrumento que se ajusta à realidade social e económica do país, capaz de estimular o empregador e o empregado na sua relação jurídica, com uma série de novas abordagens inexistentes ou pouco claras na lei anterior.

Na verdade, o novo texto dá grande relevância à questão dos direitos de personalidade, trazendo uma melhor adequação dos pressupostos constitucionais à LGT, como a questão da liberdade de expressão e de opinião, integridade física e moral, reserva da intimidade da vida privada e protecção de dados pessoais.

Proíbe, por exemplo, o uso de câmaras de videovigilância para controlar o desempenho profissional do trabalhador, salvo nas situações em que se pretenda garantir a segurança dos funcionários, bens e meios de produção.

Apesar de todas essas importantes alterações no texto, o legislador constituinte angolano, como manda o Direito e as Convenções Internacionais de Direito do Trabalho, não deixou de acautelar, como é óbvio, os poderes e deveres dos empregadores, mantendo assim um equilíbrio nas relações jurídico-laborais.

Espera-se, pois, que a nova lei ajude a estimular o trabalhador a dedicar-se mais à missão e o empregador a cumprir a sua acção, com rigor e responsabilidade, já que a avaliação que se faz das famílias e da sociedade, em grande medida, decorre de boas ou más leis e das relações jurídico-laborais sustentáveis.

Sistematizado em 322 artigos, 11 capítulos, 46 secções, 25 subsecções, 2 divisões e 5 subdivisões, a nova Lei Geral do Trabalho foi publicada em Diário da República, na I Série – Nº 245, de 27 de Dezembro de 2023, depois da sua aprovação pela Assembleia Nacional e da promulgação, no dia 11 de Dezembro de 2023. AC

 





Fotos em destaque

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

Sábado, 20 Abril De 2024   12h56

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Sábado, 20 Abril De 2024   12h48

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Sábado, 20 Abril De 2024   12h44

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Sábado, 20 Abril De 2024   12h41

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Sábado, 20 Abril De 2024   12h23

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Sábado, 20 Abril De 2024   12h19

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Sábado, 20 Abril De 2024   12h16

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Sábado, 20 Abril De 2024   12h10

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Sábado, 20 Abril De 2024   12h05

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Sábado, 20 Abril De 2024   11h58


Notícias de Interesse

+