Presidente João Lourenço termina visita oficial à China

     Política           
  • Luanda     Domingo, 17 Março De 2024    14h45  
Presidente João Lourenço com a comunidade na China
Presidente João Lourenço com a comunidade na China
Francisca Augusto- ANGOP

Beijing (Da enviada especial) - O Presidente angolano, João Lourenço, terminou este domingo a sua visita oficial à República Popular da China, marcada pela assinatura de acordos e a renegociação da dívida de Angola ao país asiático. 

João Lourenço já deixou a capital chinesa, Beijing, após três dias de intensa actividade política, económica e diplomática, que abriu uma nova era na cooperação bilateral e na parceria estratégica entre os dois Estados.

O Chefe de Estado angolano, que deixou a China satisfeito com os resultados da sua visita, foi despedido no Aeroporto Internacional de Beijing por autoridades chinesas e pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António.

Na ocasião, o chefe da diplomacia angolana afirmou que a visita foi bastante positiva e foram cumpridos os objectivos.

Durante a sua estadia na China, João Lourenço manteve encontros de alto nível com o seu homólogo chinês, Xi Jinping, e com o primeiro-ministro, Li Qiang, além de uma reunião de cortesia com o presidente do Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional (Parlamento), Zhao Laji.

O primeiro dia da agenda foi ainda preenchido por intensa jornada de audiências com homens de negócios da China, que apresentaram o ponto de situação de vários projectos em curso em Angola, sobretudo a Barragem de Caculo Cabaça e o novo Aeroporto Internacional de Luanda. 

Ao longo da sua visita, o Presidente da República discutiu com as autoridades chinesas e os investidores privados as várias modalidades de financiamento de novos projectos em Angola, em diferentes sectores, com realce para a agricultura, pescas, refinação de petróleo, telecomunicações e tecnologias de informação, saúde e infra-estruturas. 

No encontro com o seu homólogo Xi Jinping, enfatizou a questão da renegociação da dívida de Angola à China, fixada em cerca de 17 mil milhões de dólares norte-americanos.

Detalhou que, desse valor, cerca de 12 mil milhões de dólares americanos foram contraídos junto do Banco de Desenvolvimento Chinês CDB e do EximBank, com colateral petróleo e cláusulas de reembolso que sobrecarregam o nosso serviço da dívida.

O líder angolano assegurou que Angola e China chegaram a entendimentos sobre medidas de alívio para continuar a cumprir com o serviço da dívida.

Afirmou, entretanto, que os acordos alcançados em relação à renegociação da dívida de Angola não devem representar prejuízos para a entidade credora.

O Presidente João Lourenço sustentou que foram encontradas "medidas de alívio que não prejudicam os interesses de nenhuma das partes". 

Ainda no encontro com o Presidente Xi Jinping, solicitou o apoio da China para ajudar Angola a sair da situação de asfixia em que se encontra, e convidou o seu homólogo a visitar o país, convite já aceite pelo líder chinês. 

No final da reunião, os dois presidentes testemunharam a assinatura de 12 instrumentos jurídicos para o reforço da cooperação, em sectores como o comércio, agricultura, desenvolvimento sustentável e infra-estruturas digitais.

Fórum de negócios

Outro marco da agenda de trabalhos do Presidente João Lourenço foi a participação no Fórum de Negócios Angola-China, que contou com a presença de mais de mil e 300 empresas, das quais 30 angolanas.

Ao intervir na reunião, o estadista angolano convidou os empresários chineses a investir no Corredor do Lobito, província de Benguela, na produção de bens alimentares, incluindo cereais e grãos, açúcar, pecuária e pescas.

Apontou ainda a indústria de produção de baterias para o fabrico de automóveis de propulsão eléctrica, painéis fotovoltaicos para energia solar, turismo e outros sectores da economia, como áreas a contar.

Convidou igualmente os empresários chineses a investir em fábricas de produção de medicamentos e de vacinas certificadas, cujo principal cliente será o Estado angolano, para alimentar o Sistema Nacional de Saúde.

 Por outro lado, disse que Angola pretende atrair investidores chineses que tragam , além do capital financeiro e tecnologia avançada, "know-how”, para permitir aumentar a eficiência na produção interna de bens e de serviços.

O Presidente da República manteve também um encontro com a comunidade angolana, que serviu para falar da realidade dos mesmos e transmitir os avanços registados em Angola, em vários domínios, nos últimos oito anos.

Shandong

O último dia da visita oficial ficou marcado pela deslocação à província de Shandong, a mais de 400 quilómetros de Beijing, onde o Presidente João Lourenço visitou várias empresas, como a Xinhua Medical Instrumentos co.LTd, que produz dispositivos médicos e equipamentos farmacêuticos.

O Presidente de Angola esteve também na Academia de Ciências Agrícolas, visando encontrar soluções adaptáveis à realidade de Angola que possam alavancar a agricultura. 

Deslocou-se igualmente à base de cultivo de cogumelos comestíveis da Qihe Biotech, empresa nacional de alta tecnologia, que trata da pesquisa, desenvolvimento, produção e vendas e exportação, para além da demonstração tecnológica. 

Igualmente, tomou contacto com o Grupo Lutai, que é um fornecedor de vestuário com tecidos de ponta, actualmente considerado o maior produtor de tecidos de cor tingida de alta qualidade do mundo, sobretudo camisas.

Shandong é uma província populosa, com uma população residente de cerca de 102 milhões de pessoas. É a segunda maior em termos de população, atrás apenas de Guangdong.

É uma das mais desenvolvidas de toda a China, dispondo de um Produto Interno Bruto calculado em mais de um trilião de dólares. Com uma população de 102 milhões de pessoas é o território onde nasceu o grande pensador chinês Confúcio. 

No final dos trabalhos, o Presidente da República concedeu uma entrevista a um órgão de comunicação social local, que serviu para abordar os resultados da visita e falar sobre outros aspectos relacionados com a cooperação bilateral, a realidade de Angola e a geopolítica mundial. FMA/VIC/ADR 





Fotos em destaque

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

Sábado, 20 Abril De 2024   12h56

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Sábado, 20 Abril De 2024   12h48

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Sábado, 20 Abril De 2024   12h44

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Sábado, 20 Abril De 2024   12h41

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Sábado, 20 Abril De 2024   12h23

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Sábado, 20 Abril De 2024   12h19

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Sábado, 20 Abril De 2024   12h16

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Sábado, 20 Abril De 2024   12h10

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Sábado, 20 Abril De 2024   12h05

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Sábado, 20 Abril De 2024   11h58


Notícias de Interesse

+