Combate à pobreza melhora vida dos pescadores no Gove

     Economia           
  • Huambo     Terça, 16 Abril De 2024    13h17  
Embarcações de pesca artesanal
Embarcações de pesca artesanal
António Lourenço

Caála - Quarenta e cinco pescadores agrupados em cooperativa do sector do Gove, município da Caála, província do Huambo, receberam, recentemente, um kit de pesca, no âmbito do programa de combate à pobreza.

O facto foi manifestado, esta terça-feira, à ANGOP, pelo presidente da cooperativa Água Azul, José Geraldo Pessela, informou que a cooperativa recebeu da Administração comunal do Cuima um kit compostos por canoa, redes e demais utensílios para pesca artesanal, o que está a contribuir na melhoria da qualidade de vida dos associados.

Disse que com estes meios a cooperativa, que realiza as suas actividades de pescas na albufeira do Gove, aumentou os níveis de captura de cacusso, com uma média, de perto de 100 quilogramas/mês, ao contrário dos tempos anteriores.

José Geraldo Pessela augura o aumento dos níveis de captura de pescado, na época seca, para melhorar, cada vez mais, das condições de trabalho e, consequentemente, as condições sociais e económicos das famílias dos membros da cooperativa.

O presidente da cooperativa Água Azul disse que nesta altura um quilograma de cacusso está a ser comercializado no valor de mil Kwanzas e com uma procura aceitável, por parte dos compradores da Caála e do Huambo.

Deste modo, enalteceu o engajamento do Governo da província do Huambo e da Administração da Caála, em particular do administrador, na implementação deste projecto, que está a contribuir na melhoria das condições de vida das famílias vulneráveis.

A comuna do Cuima, uma das quatro que compõem o município da Caála, conta com uma população estimada em 86 mil habitantes, na sua maioria jovens e camponeses, sendo que é uma localidade potencialmente agropecuária e turística. MLV/JSV/ALH





Notícias de Interesse

+