Nova tabela reduz preço de inertes em Cabinda

     Economia           
  • Cabinda     Terça, 23 Abril De 2024    23h50  
1 / 2
Exploração de inertes, Brita, em Moçâmedes
Exploração de inertes, Brita, em Moçâmedes
Anabela Frittz
2 / 2
Exploração de Inertes em Nambuangongo
Exploração de Inertes em Nambuangongo
Marcos Caetano-ANGOP

Cabinda – A entrada em vigor da nova tabela de preços de inertes (areia, burgau e brita), na província de Cabinda, vai permitir reduzir o actual custo destes recursos naturais, utilizados na construção civil, assegurou, esta terça-feira, o secretário provincial da Indústria, Recursos Minerais e Petróleo, Henrique Bitebe.

Em declarações à ANGOP, o responsável avançou que o documento já foi submetido à governadora de provincial Cabinda, para a sua homologação.

Segundo a fonte, a nova tabela estabelece o preço de 60, 90 e 220 mil kwanzas, por cada carrada de areia, burgau e brita respectivamente, contra os actuais 90, 120 e 240 mil kwanzas.

De acordo com Henrique Bitebe, a medida visa estimular a economia e tornar o mercado mais competitivo.

Acrescentou ainda que, para se efectivar a nova tabela, será necessário elevar o nível de fiscalização da actividade, visando desencorajar a especulação e facilitar os munícipes adquirirem inertes com preços aceitáveis.

“Estamos seguros que a iniciativa do Governo Provincial vai encorajar muitos munícipes a construírem residências próprias”, perspectivou. JFC/QCB





+