Namibe pode albergar prova internacional de pavilhão 12 anos depois

     Desporto           
  • Namibe     Sexta, 19 Abril De 2024    11h54  
Ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, visita Pavilhão Welwitschia Mirabilis
Ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, visita Pavilhão Welwitschia Mirabilis
DR

Namibe - A província do Namibe é dada como certa para palco de uma das séries do Campeonato Africano de Basquetebol sénior masculino “Afrobasket`2025, 12 anos depois de ter albergado o mundial de hóquei em patins.

O Pavilhão Welwitschia Mirábilis mereceu, recentemente, a aprovação do presidente da FIBA-África, Aníbal Manave, durante uma visita às infra-estruturas desportivas e hoteleiras locais.

Na ocasião, o moçambicano afirmou estar o pavilhão em condições de albergar o evento continental, mas defendeu a necessidade de se investir nos campos de treinos, em função dos regulamentos internacionais.

Para a fonte, o trabalho de melhorias deve ser conjunto entre a Federação Angolana de Basquetebol (FAB) e o Governo local, recomendando a instalação de pisos de madeira.

Sobre o Afrobasket`2025, onde Angola procura o 12º título, o presidente da FAB, Moniz Silva, anunciou a apresentação de um relatório ao Governo local em relação aos campos de treinos.

Pavilhão Welwitschia Mirabilis

O imóvel foi construído e inaugurado em 2013 por ocasião do 41º Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins.

Possui capacidade para três mil 72 espectadores, sendo 2 mil 892 nas bancadas gerais e os restantes 180 em zonas e lugares específicos.

O recinto comporta áreas administrativas, posto médico, sala antidoping, salas de reuniões, espaço para conferências, sala de imprensa, cafetaria, restaurante, unidade de venda entre outros serviços.

Ocupa 1.137 metros quadrados e tem três balneários, vestiários para atletas, árbitros e treinadores, zona de aquecimento e de musculação e dois camarotes distintos (um VIP e outro para entidades oficiais de honra).

No pavilhão foram construídos dois tanques de água com capacidade para 50 mil litros cada, distribuídos para os vários serviços como balneários para atletas, árbitros, treinadores e público (para homens, mulheres e deficientes).

Complexo Marítimo Hélder Neto

O complexo foi escolhido pela FIBA para albergar os treinos das selecções que evoluirão na província em função das séries.

Segundo o Director do gabinete Provincial da Juventude e Desporto no Namibe, Agostinho Sebastião Neto, o órgão continental exige, no entanto, a realização de obras para a melhoria do piso, colocação de tabelas e cobertura total do imóvel.

Disse que o trabalho de reabilitação depende do Ministério da Juventude e Desportos que em tempo oportuno poderá pronunciar-se.

Esta necessidade surge após o ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, ter igualmente visitado o Namibe e manifestado interesse que seja um dos palcos da prova.

O complexo Marítimo Hélder Neto tem sido já espaço para treinos quando a província alberga provas nacionais, citando como exemplo as modalidades de futsal, andebol, basquetebol e voleibol.

O espaço tem servido para treinos de equipas de diversas modalidades de dentro e de fora da província por ocasião da disputa de eventos nacionais, citando como exemplo o futsal, andebol, basquetebol e voleibol. 

VR/FA/MC

 

 

 





+